Premiação homenageará mulheres que tenham se destacado no cenário literário e proteção dos direitos humanos
Tramita na Comissão de Justiça um projeto de resolução, de autoria da vereadora Concita Pinto (PCdoB), que visa institui o Prêmio Maria Firmina dos Reis na Câmara.
Segundo o PR 4/22, o prêmio será destinado às mulheres, que tenham se destacado no cenário literário e/ou na proteção dos direitos humanos, em São Luís. Portanto, o critério é que as homenageadas sejam naturais da capital ou residentes na cidade há mais de cinco anos.
“O objetivo é a valorização e o reconhecimento público de mulheres que se destacaram na literatura ludovicense, bem como em trabalhos relacionados ao estímulo à educação, à literacia, à defesa dos direitos humanos e ao combate ao racismo”, declarou Concita.
O prêmio Maria Firmina dos Reis será entregue anualmente, na semana do dia 11 de março, data de nascimento de Maria Firmina dos Reis, em sessão solene. A escolha dos premiados será feita por indicação dos vereadores, sob a responsabilidade da Comissão de Assistência Social.
Quem foi Maria Firmina dos Reis?
Maria Firmina dos Reis foi uma importante literata brasileira, nascida na capital ludovicense, considerada uma das primeiras romancistas abolicionistas do país. Nasceu em 11 de março de 1822, um pouco antes do início do período imperial. Afrodescendente, viveu em um contexto de aguda segregação racial.
Das suas produções literárias mais famosas, destacam-se o livro “Úrsula” e o conto romancista “A escrava”. A primeira obra data do ano de 1859 e, possivelmente, foi o primeiro romance publicado por uma mulher negra na América Latina. Para mais, também foi o primeiro romance abolicionista de produção feminina na língua portuguesa.