
Fale com seu vereador
- Telefone
(98) 99167-3088 (WhatsApp) - E-mail
[email protected] - Facebook
fb/coletivonos.slz - Instagram
@coletivonos.slz - Site Oficial
www.coletivonos.com.br - Twitter
coletivonos.slz - Youtube
Coletivo Nós TV
O Coletivo Nós (PT) é o primeiro mandato coletivo da história legislativa do Maranhão, eleito para a Câmara de Vereadores de São Luís (2021-2024). É um coletivo de mulheres e homens, oriundos das comunidades da periferia e área rural da capital maranhense e unidos pela diversidade de gêneros, raças, classes sociais e credos. Inicia sua trajetória em 2018, com a inquietação de lutar pela efetivação de um projeto comum de sociedade para todos, sem distinção. O Nós nasce engajado e inserido nas questões sociais, culturais, econômicas e políticas do povo ludovicense.
É representado na Câmara de São Luís por seis co-vereadores: Delmar Matias, Eni Ribeiro, Eunice Chê, Flávia Almeida, Jhonatan Soares e Raimunda Oliveira. Os seis juntos ocupam apenas uma cadeira de vereador (a). Dentro do mandato, tudo é compartilhado e decidido em conjunto, aumentando a inclusão e influência do povo nos processos de decisão política. Não existe hierarquia entre os co-vereadores, todos e todas têm a mesma importância e com equidade salarial. Os parlamentares realizam um processo coletivo, tendo a justiça social e a participação popular como princípio.
A partir da caminhada e experiências nas comunidades de base, pastorais e movimentos sociais, o Nós é consciente do seu papel enquanto agente de transformação, buscando garantir a representatividade dos rostos das mulheres e homens da periferia, da população negra, povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais, LGBTQIA+ e da juventude, nos diferentes espaços de decisão política, social, econômica e cultural, incidindo nas políticas públicas que atendam a nossa realidade.
Acredita na organização e participação popular, coletiva, horizontal, compartilhada, firmada na democracia, igualdade, justiça social e dignidade humana para todos os povos; na emancipação e no empoderamento do povo, por meio do protagonismo na sua própria história e na atuação comunitária. Defende que somente por meio da efetivação de políticas públicas, como, educação, saúde, trabalho, moradia, cultura e lazer com princípios solidários, a população terá condições plenas para o Bem Viver.
O Coletivo Nós é organizado nas áreas periféricas e rurais de São Luís, por meio de seus representantes nos pólos: Cidade Operária/Cidade Olímpica, Coroadinho/Sacavém, Vila Luizão, Itaqui-Bacanga e Área Rural.