Iniciativa foi organizada pelo gabinete do vereador Octávio Soeiro
Em alusão ao Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, comemorado na última sexta-feira (10), a Câmara Municipal de São Luís, realizou hoje uma ação social em apoio ao Setembro Amarelo, mês de sensibilização e prevenção ao suicídio. A iniciativa foi organizada pelo vereador Octávio Soeiro (Podemos).
Além de promover, aos parlamentares e servidores, conhecimentos técnico-científicos relativos ao estresse, à ansiedade, aos traumas, aos relacionamentos interpessoais, às emoções e à integralidade do ser, Octávio Soeiro disse que o evento serviu para abordar o assunto como uma forma de chamar a atenção do poder público, das autoridades competentes e da sociedade ludovicense para um tema tão relevante, principalmente em momento de pandemia.
“Estamos buscando melhorar também a qualidade de vida de cada servidor da Casa. Tenho certeza que ofertando serviços como avaliação psicológica, avaliação da ansiedade do sono, do Tai Chi Chuan, prática de atividades laborais e, dessa forma, a gente está melhorando a qualidade de vida e acima de tudo a saúde mental de cada cidadão”, declarou.
O parlamentar também falou sobre a importante parceria da Casa com a clínica Estância Bela Vista e o Hospital Rodrigues. De acordo com ele, ações como essas também ajudam a combater o problema.
“Nós estamos vivendo praticamente dois anos de pandemia, com altos índices de depressão e suicídio. E, baseado nisso, nós temos buscado parcerias e aqui estivemos
propondo na Câmara Municipal uma audiência pública. Agora já deliberando ações concretas em parceria com a Estância Bela Vista e o Hospital Rodrigues”, completou.
Na opinião da diretora geral do Hospital Nina Rodrigues, Ana Gabrielle Romanhol, ações como essas ajudam na perspectiva de prevenção, cuidado e promoção à saúde dos colaboradores. Ela destacou, inclusive, uma iniciativa própria denominada de Projeto Florescer, que oferta serviços de avaliação de stress, do sono e nutricional, bem como sessões de práticas integrativas de auriculoterapia, ventosas e aromaterapia com uso de óleos essenciais, além de cuidados com a pele e ginástica laboral.
“É nesse momento que a humanização do atendimento começa proporcionando cuidados da saúde mental dentro do ambiente de trabalho. Hoje, no Hospital Nina Rodrigues, temos o Projeto Florescer, instituído pelo hospital, através da Secretaria Estadual de Saúde, surgiu com objetivo de levar saúde mental para os nossos próprios colaboradores. Agora, queremos expandir esse projeto para levar esses serviços em saúde mental para outras instituições”, disse.
Ação bem-vinda
Ação reuniu profissionais de diversas áreas. / Leonardo Mendonça
O servidor Alex dos Santos Costa, que é lotado no Setor de Patrimônio como assistente administrativo, avaliou de forma positiva a ação em apoio à campanha Setembro Amarelo. Segundo ele, toda ação voltada aos servidores da casa é sempre bem-vinda ainda mais essas que afetam o emocional do trabalhador.
“Toda ação voltada aos servidores da Casa é bem-vinda ainda mais essa que envolve um tema de relevância tão importante, pois no dia a dia estamos sempre lidando as pessoas que a gente trabalha. A gente não sabe às vezes quais são os problemas pessoais e, por isso, é sempre bom esse tipo de abordagem”, afirmou.
Presenças
Além do vereador Octávio Soeiro e da diretora do Hospital Nina Rodrigues, Ana Gabrielle Romanhol, a solenidade também contou com a presença da gerente comercial da clínica Estância Bela Vista, Sheila Guedes; de profissionais das áreas de psicologia, educação física, enfermagem e terapia ocupacional, além de parlamentares e servidores da Casa.
Evento importante
Após o evento, os vereadores Marlon Botão (PSB), Coletivo Nós (PT), através do co-vereador Jhonatan Soares, e Ribeiro Neto (PMN) elogiaram a inciativa do colega de
plenário e falaram da sua importância não só para a Casa, mas também para a sociedade ludovicense.