Concessão a honraria foi proposta pelo vereador Octávio Soeiro
Texto: Leandro Ferreira
Por iniciativa do vereador Octávio Soeiro (Podemos), a Câmara Municipal de São Luís entregou, na tarde desta terça-feira, 12, o título de Cidadão Ludovicense a Ítalo Fábio Gomes de Azevedo, presidente e fundador do Instituto Maranhense de Estudos Tributários (IMAET). A sessão solene foi realizada no Plenário Simão Estácio da Silveira.
A concessão do título de cidadão ludovicense é atribuída a pessoas que reconhecidamente tenham prestado relevantes serviços à comunidade e/ou tenham se destacado pelo desempenho na vida pública ou privada.
Octávio Soeiro abriu a cerimônia destacando que a homenagem, aprovada de forma unânime pelos vereadores, é mais que merecida, pois Ítalo Azevedo fez relevantes contribuições na área do direito tributário em São Luís.
“Vale ressaltar que esse título era para ser entregue muito antes, por conta da dedicação, história, benevolência, pela carreira de sucesso de Ítalo, e muito mais do que isso, pelo grande ser humano que ele é. A sua família se orgulha muito, os seus amigos se orgulham muito e a sua cidade se orgulha ainda mais”, ressaltou.
O vereador Pavão Filho (PDT) também expressou sua admiração pelo trabalho desenvolvido por Ítalo Azevedo. “Você tem tido uma brilhante atuação no mundo jurídico, contribuído com uma geração. Nós nos orgulhamos do talento que Deus lhe deu. Você fez uso desse talento com muita sabedoria e com muita responsabilidade”, disse.
A esposa do homenageado, a advogada Patrícia Pestana Moura de Azevedo, usou a tribuna para agradecer a Octávio Soeiro pela honraria concedida ao marido. Ela também enalteceu a dedicação de Ítalo ao trabalho e à família. “Todo o esforço e sacrifício que eu vejo do meu marido se dedicando ao profissional que ele é, a carreira que ele escolheu, é tudo por amor e dedicação a nós, e recebemos isso com muito carinho”, frisou.
Em um momento de bastante emoção, a mãe do homenageado, a senhora Adeilce Azevedo, fez um breve histórico da infância e do crescimento profissional de Ítalo Azevedo.
Durante seu discurso, o homenageado ressaltou a importância e influência de seu pai, Ítalo Gomes de Azevedo, em sua vida profissional. “O meu pai é uma pessoa extremamente afável, muito inteligente e com um excelente senso jurídico. Com muito orgulho, eu menciono que meu pai foi um dos técnicos a colaborar com a Lei Orgânica do Município de São Luís, na década de 80. O trabalho dele vai ficar por muitas gerações em benefício de toda a cidade”, ressaltou.
Ítalo Azevedo também agradeceu a homenagem e destacou que aprecia muito a cultura ludovicense. “Eu me sinto acolhido e abraçado pela cidade que escolhi para viver e que a vida me deu. Ao sair daqui a vontade é de comer uma juçara com camarão, tomar um suco de bacuri e dizer que agora sou um cidadão ludovicense”, declarou.
Histórico
Ítalo Azevedo nasceu em Campina Grande, no estado da Paraíba, em 29 de agosto de 1968, sendo primogênito do casal Adeilce e Ítalo Gomes de Azevedo. Com apenas 1 ano e 8 meses, começou a residir em São Luís, após seus pais passarem uma pequena temporada em Belém do Pará.
O homenageado decidiu seguir os passos de seu pai e escolheu a advocacia para sua formação educacional e profissional. É especialista em Direito Tributário e Processo Tributário pela PUC-SP, com experiência de 20 anos na área.
Integrou o Conselho Seccional da OAB/MA por três triênios e o Conselho Federal por um triênio, participando ativamente de diversas Comissões dentro da OAB.
É presidente do Conselho Executivo do Instituto Maranhense de Estudos Tributários (IMAET), membro da Diretoria da Associação dos Credores Públicos do Estado do Maranhão (ACPEMA) e sócio administrador do escritório Azevedo, Cavalcanti, Figueiredo, Ometto – Advocacia.
Ítalo Azevedo é casado com a advogada familiarista e criminalista Patrícia Pestana Moura de Azevedo e é pai de quatro filhos: Luiza, Pedro, Raul e Maitê.