As solicitações foram feitas pelo vereador Marlon Botão (PSB) e pelo Coletivo Nós (PT)
A Câmara Municipal de São Luís encaminhou dois requerimentos, durante o mês de dezembro, sugerindo ao executivo a adoção de medidas para melhorar o atendimento da Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemar).
O vereador Marlon Botão (PSB) apresentou o requerimento nº 1792/21 solicitando que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) desenvolva um aplicativo para marcação de consultas e exames na rede pública municipal.
“O objetivo desta solicitação é fortalecer a atenção básica de saúde do município, e dar mais agilidade ao atendimento, melhorando a qualidade de vida da população, desafogando a central de marcação de consultas e exames evitando assim aglomerações e demora nos atendimentos”, disse.
Já os co-vereadores do Coletivo Nós (PT) pediram ao prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), por meio do requerimento n° 1453/21, prioridade na instalação de uma unidade da central de marcação de consultas no Centro de Saúde São Raimundo, no bairro Mauro Fecury II.
O co-vereador Eni Ribeiro explicou que a unidade de saúde do São Raimundo já tem uma sala que foi adaptada para ser uma central de marcação de consultas para a região, porém o serviço nunca funcionou no local, e a sala não foi utilizada. “Temos uma situação séria. Tem o investimento público na criação de um equipamento, de uma estrutura que vai facilitar muito a vida das pessoas na área, que nunca funcionou. Este requerimento pede que seja implementada a central de marcação de consultas e coloque, de fato, esta sala em funcionamento”, disse.
O parlamentar destacou que o acesso à saúde deve ser facilitado, principalmente no cenário de pandemia. “Acreditamos muito que quanto mais próximo das pessoas mais fácil o acesso, e o SUS cumpre o seu papel de universalidade”, completou Eni Ribeiro.